HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

Todo gato persa veio da Pérsia?


Você sabia? Que a história da raça dos gatos persas (gorbeh-e irani) tem início no século XVII, quando um viajante italiano chamado Pietro Della Valle viajou pela Pérsia (atual Irã) e trouxe consigo alguns dos belos gatos que andavam pelas ruas da cidade de Khorasan. Ao retornar para a Itália, imediatamente esses gatos ganharam a simpatia das pessoas por causa de seu pelo macio e brilhante.
Porém, a moderna raça dos persas surgiu somente no século XIX, quando esses gatos criados na Itália foram levados para a Inglaterra, onde foram cruzados com gatos da raça angorá. Há hoje mais de 100 diferentes combinações de cores dos gatos dessa raça, variando desde o branco neve até o malhado (casco de tartaruga).
Esses gatos são caracterizados pela pelagem comprida e sedosa, com uma cabeça grande e redonda, orelhas pequenas e arredondadas com tufos de pelo no interior, olhos grandes e redondos de coloração vívida e patas curtas, porém musculosas. O padrão comum da raça apresenta focinhos achatados, porém alguns animais possuem focinhos um pouco mais alongados.





Cuidar desse bichinho pode ser um pouco trabalhoso,  por causa dos nós que se formam devido ao comprimento dos pelos. Porém, os  gatos persas são muito procurados por pessoas que vivem em espaços pequenos, como apartamentos, pois seus miados são baixos, além do fato desses animais serem meigos, carinhosos e fortemente apegados ao seu dono.
Alguns gatos persa conhecidos dos desenhos animados e filmes são o Garfield, o Snowbell de O Pequeno Stuart Little e também o Pokémon Persian.

Baseado em Wikipedia


5 comentários

  1. eu amo gatos,apesar do siamês ser o meu favorito !! bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu também, uma outra raça que acho interessante é aqueles de Van na Turquia que têm um olho de cada cor e gostam de água! rsrs
    Obrigada pelo comentário!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que vi um gatinho!
    Lá na Síria eu vi muitos gatinhos persas ....
    o povo não gosta de cachorros não!
    Vi apenas 2 cachorros em Damasco.
    Era uma gataiada linda !!

    Bauce

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *-*
      Essa bicharada é linda demais, então é verdade mesmo que nos países islâmicos o povo não gosta muito de cachorros. :( Que pena!
      Minha amiga iraniana disse que lá eles acreditam que a baba dos cães é impura... Mas fazer o que? cada povo tem uma visão e a gente respeita né! Só não tolero que maltratem essas ferinhas tão gostosas!
      Bause!!!

      Excluir
  4. Adorei !! Já tive um gato persa igualzinho esse preto da foto.......
    São lindos, mas realmente dá muito trabalho..... rsrsrsrs sempre dei preferencia aos siameses e vira latas mesmo kk
    bjao
    Laura

    ResponderExcluir