HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

Sobrancelhas e a estética persa da beleza feminina

Khorshid Khanum, pintura de Kamal  Al-Molk (séc. XIX)
No folclore persa a divindade ancestral Khorshid Khanum ("Senhora Sol") é uma personagem muito querida nas narrativas populares e sua representação pode ser encontrada nos mais diversos objetos de artesanato e cartões comemorativos. Certamente você já deve ter reparado que muitas pinturas persas também apresentam essa graciosas figuras que ostentam lábios vermelhos, olhos grandes e um tipo muito peculiar de sobrancelhas unidas e grossas. O que pouca gente imagina é que esse tipo de "monocelhas", é um símbolo de beleza entre as iranianas. Os iranianos costumam descrever uma mulher bonita como cheshm-o-abroo, isto é "olhos e sobrancelhas" como se fossem uma única peça. 
Assim como a arte de cada lugar procurava representar o ideal da beleza estética nas mais distintas épocas,  as pinturas iranianas evidenciam que as sobrancelhas foram durante séculos consideradas um símbolo de beleza do povo persa. Sob o domínio do Islã as mulheres iranianas tiveram que aderir ao hejab e cobrindo todo o corpo, só era permitido aos homens que vissem seus rostos. Por isso, as sobrancelhas tornaram-se uma parte tão essencial da beleza iraniana. Além disso, tradicionalmente as sobrancelhas intactas estão associadas a virgindade e indicam que a moça é solteira.

Fotografia de mulher da era Qajar
Como a maioria das garotas iranianas  têm sobrancelhas naturalmente grossas e escuras que confere a estas um olhar expressivo, por muito tempo até a chegada da moda ocidental a Teerã, era considerado inadequado afinar as sobrancelhas e as garotas que não tinham sobrancelhas marcantes, procuravam realçá-las com maquiagem. Ainda hoje muitas tendências da modas concordam que sobrancelhas com formatos mais naturais, mas bem delineadas  trazem uma aparência mais jovem para o rosto feminino. 
Costumamos ouvir que cada país tem sua mania nacional com relação a beleza feminina. Dizem que os franceses são obcecados por pernas, os americanos por busto, os brasileiros por traseiros e os iranianos por sobrancelhas!? Sim! É possível ouvir poemas românticos sobre sobrancelhas da amada, das sobrancelhas mais bonitas que ele já viu, sobrancelhas como as da Khorshid Khanum. Ou mesmo senhores de idade lembrando de como eram belas as sobrancelhas de sua esposa quando se conheceram na juventude... E até os  rapazes mais jovens costumam descrever uma garota pelo formato da sobrancelha. Talvez, quem sabe se não fosse obrigatório o uso do hejab e da vestimenta que cobre todo o corpo,  os homens iranianos seriam obcecados por outras partes do corpo das mulheres. Curiosamente, no Irã estes detalhes  tão prosaicos da aparência feminina se tornaram uma questão de protesto político. Uma mulher pode declarar sua oposição ao regime apenas por depilar suas sobrancelhas, usar maquiagem e colorir o cabelo.
A aparência da mulher iraniana atual , uma questão política
Baseado em  Iranian.com


8 comentários

  1. eu que o diga,já que minha sobrancelhas são iguaizinhas das persas: negras e grossas...mas tento manter o formato natural ! Ainda acho que muitas persas ficam mais bonitas mantendo elas mais grossinhas,algumas afinam tanto que os olhos parecem maiores do que já são naturalmente.bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho sobrancelhas grossas e taturanas hehe... mas ainda prefiro o formato natural delas. Também acho que o exagero está em deixá-las muito finas e artificiais, querendo parecer ocidentais. Algumas mulheres iranianas simplesmente depilam toda a sobrancelha e redesenham com lápis, esqueci de falar que a maquiagem definitiva é uma mania por lá.
      Obrigada pelo comentário!
      bjs

      Excluir
  2. As minhas são relativamente grossas. Quando eu era mais jovem as sombrancelhas eram mais unidas e mais volumosas.
    Só para constar eu nunca pincei ou depilei minhas sombrancelhas. O natural é muito mais bonito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salam Bernardete, acredito que o mais bonito é o que nos deixa em harmonia com a nossa personalidade! Se você gosta de preservar o natural e isso te deixa feliz, admiro muito isso!
      Pela sua descrição, você devia ter uma bela sombrancelha estilo persa :)

      Excluir
  3. Nossa acho a estética de lá tão mais bonita=/! Fico olhando fotos de lá e vendo como as mulheres são lindas! Pele aparentemente bem cuidada, olhos lindissimos e as sobrancelhas tbm XD! Vi a foto dessa modelo no google e achei LINDISSIMA-> Mahlagha Jaberi...
    É uma pena que a grande preocupação da maioria das brasileiras seja com corpo =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salam Karen! As iranianas realmente são muito vaidosas, mas algumas são bem exageradas, do tipo que acordam uma hora antes para se maquiar!
      Essa modelo é realmente muito bonita, mas se vê de longe que é totalmente construída por plásticas, nada nela é natural, provavelmente ela não mora no Irã... Concordo com você que elas tem olhos e sobrancelhas lindíssimos e o maior cuidado estético com o rosto é uma forma que elas encontram de compensar a obrigatoriedade de cobrir todo o corpo.

      Excluir
  4. Sim, ela realmente deve ter feito muitas plasticas! Acho q ela esta morando nos E.U.A.
    Você tem algum post sobre musica ou dança?
    Ah não consigo parar de ler seus posts :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salam Karen, fico muito feliz com seus comentários e interesse pela cultura persa!
      É só procurar no menu a página De A a Z, tudo que eu postei sobre música e dança está lá.
      Um ótimo fim de semana para você!

      Excluir