HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

O gesto do atleta iraniano e a incompreensão da mídia

"Atleta do Irã se recusa a cumprimentar Kate Middleton durante as Paralimpíadas", este é o título de uma matéria publicada pelo portal R7 Notícias. 
A minha pergunta é: por que este tipo de notícia é publicado? O título afirma antes de tudo que o atleta paralímpico  iraniano "se recusa" a cumprimentar a esposa do príncipe William. No entanto, podemos ler no mesmo artigo que a postura do atleta Mehrdad Karam Zadeh é esclarecida por seu comportamento islâmico de não apertar as mãos de mulheres que não sejam parentes.
 Em seguida podemos observar claramente no vídeo abaixo que o atleta aperta as mãos de outros homens, e após receber a medalha  faz um gesto de saudação, levando as mãos ao coração para Kate Middleton,  em sinal de respeito conforme o costume de seu país. No entanto o que me deixou indignada foi o fato de a notícia colocar várias informações falsas e equivocadas desde o título, afirmando que "quando Kate se aproxima para lhe entregar a medalha, Zadeh coloca as mãos para trás, tentando disfarçar, mas deixando claro que não pretende cumprimentar a duquesa de Cambridge". Ao invés de esclarecer que a forma de cumprimento no mundo islâmico é diferente entre homens e mulheres, que não se beijam ou apertam as mãos em público como forma de respeito, há o equívoco de categorizar que os homens muçulmanos não cumprimentam as mulheres de jeito nenhum. Depois de forma extremamente superficial o artigo esclarece que "muitos atletas de países islâmicos não cumprimentam mulheres em público com as mãos por razões religiosas e culturais”.
Tudo me leva a crer que com este tipo de notícia a mídia quer alimentar ainda mais a incompreensão que já existe contra os países do Oriente Médio. E não parece coincidência que o alvo da crítica tenha sido justo um atleta do Irã?

>> Veja no vídeo que o atleta Mehrdad Karam Zadeh faz um gesto de cumprimento a Kate Middleton após receber a medalha:


11 comentários

  1. CtrlC+CtrlV+corrigindo meu comentário anterior rs..Nossa que absurdo as pessoas não entenderem o gesto dele ou entenderem perfeitamente e mesmo assim divulgarem de forma retorcida! Ele foi super respeitoso para com a Duquesa. E possivelmente ela já teria sido orientada a não cumprimentá-lo com aperto de mãos.

    ResponderExcluir
  2. acabei de ler a matéria e não me contive em comentar mais uma vez!! Não houve uma RECUSA do cumprimento, como disseram, pois Kate não estendeu a mão para ele. Mas o cumprimento ouve sim, ele se curvou diante dela e em seguida levou as mãos ao coração. Foi um cumprimento diferente daquilo que estamos acostumados. A maior ignorância da mídia é justificar dizendo sobre o islamismo, mas não dizem que é também uma questão cultural. Com isso criam rótulos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Star, o vídeo mostra claramente que ele demonstrou o respeito com a forma de saudação que era mais adequada para a religião dele. E a matéria explica que a Kate foi instruída a não estender a mão para ele. Por isso que a mídia distorce os fatos, e a maioria das pessoas não tem senso crítico para ler nas entrelinhas o que acontece de verdade. Muito obrigada por seu comentário!
      Abraço carinhoso!

      Excluir
    2. * errata: houve

      Verdade, eles insistem em distorcer os fatos para chamar a atenção, criam uma situação pra vender notícia. Gostei do post!!
      Beijos!

      Excluir
  3. Salam, Jana Jan!

    é por isso que o lema do meu blog é: "COMPREENDER A CULTURA E A RELIGIÃO DO PRÓXIMO PROMOVE A PAZ NA TERRA".

    Fiquei indignada com a Mídia por planrar discórdia mais uma vez.

    Parabéns pelo texto e por elucidar as pessoas,
    Mash´Allah.
    http://denisebomfim.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salam Denise jan! Realmente parece que a mídia está semeando a islamofobia com matérias tão superficiais. Acho importantíssima essa distinção entre a cultura e a religião, ao mesmo tempo que cada cultura incorpora a religião a sua maneira particular, não é?
      É um prazer ler seu comentário.
      Grande beijo!

      Excluir
  4. esse tipo de matéria nem me espanta mais,a mídia adora enfatizar as diferenças culturais dos povos islâmicos de forma retorcida ! O que é uma pena,pois esses povos tem tanto a ensinar.Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, essas matérias só servem para aumentar o preconceito contra as diferenças e não tentar entender o que estas significam para eles.
      Obrigada por seu comentário!!
      Bjs

      Excluir
  5. oi Janaina adoro ler seu blog
    meu namorado e iraniano, e esses dias, me desculpa mais eu peguei uma fotinha do seu blog e mandei pra ele ,como voce ja tinha escrito o significado, eu perguntei pra ele oque estava escrito ,rsrsr, a foto era de uma comida que estava escrito estou solteira,dai ele me disse que estava escrito gostoso,mais dai eu falei que sabia rssr ,ele tambem deu risada ,depois eu li as traducoes das musicas que voce postou e mandei pra ele tambem rsrs ,ele estava me achando muito inteligente,mais eu falei a verdade,que todo dia dia eu leio o seu blog adoro muito mesmo.
    E com esses tipos de materias fico triste, nem falei pra ele nao ,so falo das coisas boas que voce escreve ,e escreve muito bem , e mem desculpa minha ortografia eu meio que fugi da escola eu e ele estamos no japao
    Espero que escreva mais,eu gosto muito da cultura do Iran,mais um dia irei passear la ,e vou ficando por aqui ate breve khodasfes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Gislayne, fico muito feliz por seu comentário!
      que história divertida, adorei mesmo! O nome daquela comida é Sholeh zard, é um tipo de pudim de arroz. Bacana saber que seu namorado é iraniano e que você está dando um show de conhecimento para ele! e quem diria, através deste humilde blog! Muitos amigos iranianos, também ficam espantados como sei tantas coisas boas sobre o país deles e têm receio da imagem ruim que a mídia ocidental passa para nós... Seja sempre bem-vinda e sinta-se a vontade para comentar quando quiser. Este blog é sua casa, só não esqueça de tirar os sapatos e sentar no tapete para um chay :D
      Saudações para este lindo país que é o Japão e Khodahafez!!
      Bjs

      Excluir
  6. Com certeza não houve recusa alguma, a Kate nem mesmo estendeu a mão a ele. Além do mais ele a cumprimentou, porém de modo diferente do que estamos acostumados. Mas nem por isso ele foi indelicado, apenas cumprimentou de um modo que condiz com a religião dele.

    Muitas vezes parece que a mídia fortalece essa rivalidade com relação aos países do Oriente Médio, distorcendo muitos fatos.

    ResponderExcluir