HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

Mais 2 ouros e 2 Pratas: o Irã está fazendo história nas Olimpíadas de Londres!

Salam, queridos amigos! Conforme eu já disse não costumo acompanhar muito os Jogos Olímpicos. Mas confesso que a atuação do Irã está surpreendendo as minhas expectativas. A princípio pensei, vou ficar de olho no quadro geral a cada semana, quem sabe sai um ourinho ou umas pratinhas até o final... De ontem pra hoje, eu havia publicado aquele post resumindo a atuação brilhante dos atletas da luta greco-romana que conquistaram a primeira e segunda medalha de ouro para as terras da Pérsia. Então hoje a tarde estive conversando com um amigo iraniano pelo skype e dei os parabéns pelas medalhas do Irã, e disse que estavam quase enconstando no Brasil. Daí, ouvi ele dizer que "2 ouros ainda eram pouco, mas que em vista das dificuldades enfrentadas pelos atletas do Irã, como falta de patrocínio e outros problemas ... até que tava indo bem". Ele disse ainda que "nos vilarejos mais pobres do Irã poderiam sair atletas os maiores atletas olímpicos do mundo se houvesse incentivo. Porém no Irã, não dá pra viver só pelo esporte, geralmente os atletas precisam ter outro trabalho para se sustentarem". Concordei com as palavras dele, e disse que a nossa realidade não é tão diferente e que o Brasil, também há grandes atletas, esperando por uma oportunidade de mostrar seu talento, porém o que falta é investimento para a carreira profissional.
Behdad Salimi e Sajjad Anoushiravani, ouro e prata no levantamento de peso
Só que de repente, de um dia para o outro, não eram apenas 2 mais 4 ouros e do Irã! Desta vez com Behdad Salimi, que já era uma promessa (levantamento de peso) e Gholamreza Rezaei. Além disso os persas também levaram mais 2 pratas, com Ehsan Hadadi (atletismo) e Sajjad Anoushiravani (levantamento de peso).  E da 24° o Irã pulou para 12° na classificação geral! 
Vale a pena ler esse belo resumo :

Os descendentes de uma das mais antigas civilizações do planeta, os persas, comemoraram nesta terça-feira um feito inédito em sua história milenar. Em ascensão no quadro de medalhas da Olimpíada de Londres graças às lutas e ao levantamento de peso, o Irã agora soma quatro medalhas de ouro e alcança sua melhor colocação, no 12º lugar geral.
O melhor desempenho da república islâmica antes de Londres tinha sido em Sydney/2000. Na ocasião, a delegação iraniana voltou para casa com três medalhas de ouro (levantamento de peso e luta greco-romana) e uma de bronze (tae kwon do), e a 27ª colocação geral.

À época dos Jogos de Melbourne/1956, os iranianos viviam sob uma monarquia autoritária, comandada pelo xá Reza Pahlevi. Naquele ano, a posição dos iranianos no quadro de medalhas da Olimpíada foi a melhor da história antes da que atingiu na edição atual, com o 14º lugar. Mas o peso das medalhas foi menor: foram duas de ouro, duas de prata e uma de bronze.

Em Pequim/2008, o Irã conquistou apenas uma medalha de ouro e uma de bronze, respectivamente no tae kwon do e na luta livre. O desempenho fraco fez com que os iranianos amargassem a 51ª colocação geral, a pior de sua história olímpica.

O Irã espera ainda poder comemorar outros pódios nos últimos dias dos Jogos Olímpicos - mesmo com o fim das competições de levantamento de peso -, mas a delegação que foi para Londres já entrou para a história iraniana.


Fonte: O Diário

E para finalizar, deixo com vocês uma recordação da emocionante entrada da delegação do Irã na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2012: 


3 comentários

  1. Boa tarde, Jana! E também a todos os seus leitores!
    Parabéns pelo post de altíssima qualidade, envolvendo texto de autoria, expressando sua opinião; texto de terceiro com fonte; fotografia e ao final aquela maravilhosa filmagem!
    Continue assim, pois seu blog é de imenso valor.
    Meus respeitos a todos,
    Cri.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, querida Cris! Muito obrigada por seus comentários. Só assim fico sabendo que estou fazendo um bom trabalho, e contribuindo para divulgar a cultura deste país fantástico. Em primeiro lugar, sempre adoro compartilhar da melhor forma possível tudo aquilo que aprendo.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Salam Janaina !

    O Iran teve uma participação excelente ao ficar na 17ª posição no ranking geral das olimpiadas .... inclusive na frente do Brasil que ficou em 22ª.
    O Iran realmente supreendeu a todos


    Bauce

    ResponderExcluir