HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

Famosos iranianos quando eram crianças

Salam! Que tal conhecer algumas das celebridades oriúndas das terras da Pérsia quando eram crianças? que eles têm em comum? Todos sempre foram pequenos prodígios que desde cedo já despertaram com o apoio de suas famílias para a carreira artística que os tornaram reconhecidos internacionalmente:

Samira Makhmalbaf: a jovem diretora, filha de Mohsen Makhmalbaf  é "uma menina prodígio" tendo dirigido seu primeiro filme aos 17 anos.  Quem assistiu o filme "O Ciclista"deve se lembrar desta garotinha de tranças que foi a primeira e única atuação de Samira em um filme de seu pai.

Mohsen Makhmalbaf : um dos maiores diretores do cinema iraniano de todos os tempos. Seu amor pelo cinema vem desde a infância assim como ele constituiu junto com sua esposa Marzieh Meshkini, uma família de cineastas das quais suas filhas  Samira e Hana são reconhecidas internacionalmente.

Abbas Kiarostami: também um dos mais importantes diretores de cinema do Irã e do mundo, quando era criança seu maior dom era a pintura, onde ele se destacava como estudante até descobrir sua vocação para o cinema. 

Ebi Hamedi: uma lenda da música pop e clássica em seu país, ainda criança ele foi descoberto e incentivado  pelo Ministério das Artes e Cultura do Irã.

Googoosh: nome artístico de Faegheh Atashin, ela é considerada uma diva da música pop iraniana , começou a cantar também  na infância incentivada por seu pai Saber Atashin.

Goshifteh Farahani: uma das mais famosas e polêmicas atrizes iranianas. Sua vocação artística começou aos 5 anos de idade estudando piano e canto clássico. Seu talento como atriz foi descoberto  pelo diretor Dariush Mehrjui, quando ela tinha 14 anos.

Hooman Jafari: irmão de Kamran Jafari, com quem atualmente faz a dupla musical de sucesso, ele nasceu no Irã mas cresceu em Montreal no Canadá, onde desde criança participava de diversos shows de talento.

Kamran  Jafari: irmão mais velho e parceiro de dupla de Hooman Jafari, Kamran também sempre se interessou por música desde a infância e desde muito jovem atua como vocalista em bandas do genêro farsi pop. 

Leila Forouhar: a atriz e cantora iraniana, começou sua carreira artística seguindo os passos de seu pai  o ator Jahangir Forouhar, atuando muito cedo em alguns filmes ela ficou conhecida como "uma estrela-mirim" da Pérsia

Leila Hatami: Quem assistiu "A Separação" de Asghar Farhadi, lembra bem da protagonista Simin? Ela é filha do diretor Ali Hatami e durante a infãncia já fazia aparições rápidas em alguns seriados de TV e filmes dirigidos por seu pai.

Mohammad Reza Shajarian: considerado um dos maiores mestres da música clássica persa da atualidade, e um dos músicos mais importantes do mundo. O cantor, compositor e maestro começou a cantar aos 5 anos sob supervisão de seu pai e aos 12 anos entrou para o conservatório para estudar o repertório clássico da música persa. 

Niki Karimi: Atriz, escritora e diretora, Niki Karimi começou a atuar no teatro na escola primária, onde foi descoberta pelo ator Jamshid Gorgin. Seu interesse pelo cinema e pela  literatura desde cedo a inspiraram sua carreira artística. 

Susan Taslimi: Quem já assitiu "Bashu, o pequeno estrangeiro", com certeza se lembra do olhar marcante da camponesa Na'i. Susan Taslimi também é uma das maiores atrizes iranianas e vem de uma família artística : seu pai é o ator e produtor Khosro Taslimi e sua mãe Monireh Taslimi, também foi uma atriz.

Fotos do sites: Shahrefarang e 2daypic.com


7 comentários

  1. Jana! Uma ótima noite!
    Eu conhecia menos de uma vírgula do universo cultural iraniano... também não é para menos, a mídia só mostra desgraça relacionada a este então obscuro Pais!
    Estou curiosa pelos filmes, a mais de dez anos perdi o entusiasmo pela monocultura de filmes americanos.
    Um forte abraço, e também a outros leitores!
    Cri.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite querida Cris!
    Também não me conformo com a falta de informações sobre este universo cultural tão rico em talentos... Esse também foi um dos motivos que me levaram a criar este blog. Através do seu e de outros comentários sinto como as pessoas tem sede de conhecer o cinema iraniano... por isso também estou preparando uma surpresa!! Aguarde!

    Abraço carinhoso!

    ResponderExcluir
  3. Salam, Jana Jan! Estou tão feliz pela adolescente saudita que fez história nessa manhã lutando judô!! Ela está lá no blog...Não ganhou a luta, mas ganhou a oportunidade de se expressar através do esporte.
    Mash´Allah!
    Sobre divulgar os blogs, qual é a ideia?
    Um abraço fraterno e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  4. Sobre seu post acima, amei ver a minha atriz favorita , Farahani, que fez um filme com Leonardo di Caprio, super emocionante. Você já assistiu "Rede de mentiras"?, um filmaço!

    Bauce

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, eu conheço ela mais pelo filme do Asghar Farhadi "Procurando Elly". Mas valeu pela dica, vou procurar esse filme.

      Excluir
  5. Adoro cinema iraniano.

    Já assisti vários filmes e acho que já disse isso aqui.

    Sobre o post, em relação as celebridades, creio que são mais bonitas quando crianças, com exceção da Leila Hatami. Linda!

    Adorei o comentário. Depois das pesquisas que fiz na internet sobre reciclagem, também passei a olhar o lixo com outros olhos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Salam Aicha! Obrigada por seu comentário!
    Concordo com você, mas sinceramente também acho que a Susan Taslimi também era belíssima, embora agora já esteja mais madura. A Samira Makhmalbaf e a Golshifteh também tem uma beleza mais exótica...
    Uma ótima ideia para um proximo post, mostrar a beleza dos artistas de lá.

    Beijos

    ResponderExcluir