HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

Ramadan: a hora do Eftar com a voz de Shajarian


É tempo de Ramadan e a comunidade islâmica está celebrando em todo o mundo o mês sagrado do jejum e da reflexão. Oportunamente nesta época, é interessante saber como andam estas celebrações lá pelas terras da nossa querida Pérsia. Já imaginamos que o momento do Eftar, a quebra do jejum ao entardecer,  seja um momento mágico, onde todos se unem para saborear as iguarias da época. Porém no Irã, este momento além de ter um sabor especial, tem até uma voz fantástica. Se trata de ninguém mais do que o maestro Mohammad Reza Shajarian. Ele que antes de começar sua carreira artística recitava o Alcorão no rádio, mas que atualmente  teve suas músicas censuradas, por razões de oposição política, continua fazendo parte da alma e do coração dos iranianos. Em especial no mês de Ramadan, quando chegado o momento do Eftar há muitos anos o povo está acostumado a ouvir a voz do maestro cantando um poema do Masnavi de  Mevlana Rumi e em seguida a oração islâmica Rabbana Dua em árabe.

>> Neste vídeo, você pode apreciar a sensação de ouvir esta recitação tão tradicional e se sentir transportado para uma outra realidade.




Ramadan Mubarek a todos os meus  queridos amigos muçulmanos!


12 comentários

  1. Salam, Jana Jan! Mash´Allah!
    Amo a oração do Maghrib, é a minha hora preferida, amo ver o sol indo, mas dizendo com certeza que logo voltará...As cores da tarde são minhas prediletas também, o laranja se mesclando com amarelo e branco, igualzinho à imagem desse video bonito, que você separou para nós com seu zelo de sempre.
    Shukran!
    Separei uma outra cançao do iraniano Sami Yusuf, ouça-a lá no Salam e Salamaleques...

    Oh, Ramadan, la ilaha illa la...

    Bauce.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salam Denise jan! Fiquei tão encantada com sua resposta a este post. Não sou muçulmana, mas se eu tivesse a oportunidade de visitar um país islâmico com certeza tentaria entrarem consonância com o jejum do Ramadan.
      Olha, eu não sabia que o Sami Yusuf era iraniano, só me lembrava que ele é da etnia azeri! Uma boa ideia colocar ele por aqui também.

      Shukran aleik wa ramadan karim!

      Bausi

      Excluir
  2. Salam, Janaina. Quando fui ao Irã comprei um CD dele e ouço no carro, baixinho. Dá para relaxar e meditar. É um artista verdadeiro. Você tem CDs dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salam! Sim, particularmente também amo as músicas dele, não tenho CDs mas tenho baixado da internet. Em breve vou compartilhar mais algumas músicas dele aqui no blog.
      Abraços!!

      Excluir
  3. Olá Jana! Passei por todo seu blog... em alguns post me aprofundei e em outros fiz uma leitura dinâmica! Vi parte dos vídeos (por enquanto). Aquele do leprosário me chocou... crianças em meio a doentes avançados. Trata-se apenas de um atendimento paliativo?
    Grata pelas maravilhosas informações!
    Abraços,
    Cri.

    ResponderExcluir
  4. Olá Cristina, que satisfação enorme saber que tenho mais uma leitora em meu blog! Eu é que sou grata por sua visita!
    Quanto ao vídeo do leprosário, é um documentário da cineasta Forugh Farrokhzad. Pelo que entendi, aquelas crianças são filhos das pessoas que viveram naquela colônia. Não tenho conhecimentos de medicina, mas penso que naquela época, já se sabia que algumas pessoas tem imunidade a doença...
    Abraços,

    Jana

    ResponderExcluir
  5. Salam minha linda,amei seu postinho mais uma vez, merci! hehe...
    Ramadan Karin!
    Bauce :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salam ya habibti, shukran!!
      Fico muito feliz com sua presença carinhosa por aqui.
      Karim Ramadan!

      Bause kabira!!!

      Excluir
  6. Salam Janaina !

    ótimo post e o video melhor ainda !
    Estou adorando os videos de filmes !!!
    Obrigada pela indicação para o blog do Gilberto!
    Ele aquilo que penso sobre o que esta ocorrendo lá nas Terras de Sham !

    Bauce

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salam Andréia!!!
      Que legal q vc gostou!!! O negócio deste blog é compartilhar e passar adiante sempre!!! Também adoro as dicas do seu blog.

      Bause

      Excluir
  7. Salam, Janaína. ótimo blog.
    Gostaria , se possível, do seu e-mail para trocarmos algumas ideias sobre o cinema iraniano.

    Camila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salam Camila, coloquei agora no blog uma página de Contato
      Pode mandar sua mensagem direto por lá ;)

      Bjs

      Excluir