HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

Na Praça Ferdowsi : um Irã entre o passado e a modernidade...

O Irã é um país que poderia ser chamado de "rasgado entre a tradição e a modernidade". Isto mesmo, rasgado! Rasgado, porque as fronteiras entre a modernidade e a tradição não estão bem aparadas! Esta divertida animação de Bozorgmehr Hossinpour desenhada por Hamid Salehi, mostra alguns personagens e características  bem marcantes em volta de um cartão postal da moderna Teerã a Praça Ferdowsi, conhecida como "o Círculo": do trânsito caótico, aos narizes vermelhos irritados pela poluição, dos jovens que falam constantemente com seus pais pelo celular, a cantoria dos vendedores ambulantes e dos homens que resolvem suas diferenças "no braço", terminando com uma declamação da escultura do próprio Ferdowsi autor do épico Shahnameh que dá nome à praça.


2 comentários

  1. Salam, Jana Jan,

    também gosto muito de lugares que guardam a tradição e a modernidade juntos.
    Dubai também parece ser assim, algo futurista e a tradição em costumes antigos.
    Você é muçulmana?
    Há um belo poema de uma internauta que postei em meu blog, acho que você lê também em inglês,
    então,
    um Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Salam Denise jan,
    Dubai deve ser um lugar incrível, mas tenho também curiosidade de saber sobre os outros lugares como Sharjah que é a capital cultural dos Emirados e outros lugares do Golfo que demonstram mais as tradições árabes como Omã.
    Gosto de responder com bastante sinceridade as pessoas que me perguntam se sou muçulmana. De fato me interesso muito pela cultura islâmica, mas não sou seguidora da religião. Mas acredito que a essência do Islã é de fato a paz e o respeito, assim como as outras religiões.
    Vou ler o poema no seu blog sim.

    Bause kabira!

    ResponderExcluir