HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

Taarof: Etiqueta e Costumes Iranianos

Você já ouviu falar da famosa gentileza e polidez do povo iraniano? Pois ela tem até nome: taarof, uma palavra persa, equivalente a "etiqueta". E não se trata apenas de meros códigos de etiqueta, mas de um verdadeiro sistema de educação que inclui a comunicação verbal e não-verbal. E funciona de uma maneira que nós ocidentais podemos levar um certo tempo para aprender a decifrar beirando até o exagero para nossa percepção.
Por exemplo, é comum que os iranianos ao serem elogiados por algo, menosprezem suas próprias realizações, na tentativa de parecer mais humildes. Embora outros iranianos entendam isto como uma regra da boa educação, um ocidental que não está acostumado a esses imprevistos vai achar que este realmente sofre de algum complexo de inferioridade . 
Se você realmente quiser iniciar a sua taarof, comece quando alguém lhe oferecer algo, como um chá ou uns docinhos, mesmo que você queira, em primeiro lugar recuse-o até que a pessoa insista cada vez mais. Eles vão te achar a pessoa mais educada, ou seja, "aquela que não quer causar  nenhum incômodo"!  
Mas não pense que  todo taarof é uma gentileza de pessoas sinceras e bem intencionadas. Poderíamos dizer que muitas delas escondem o que conhecemos muito bem como a nossa "mentirinha social": 

- Taarof falsa: Um cliente chega no caixa para pagar compras e o operador do caixa diz "está tudo bem, você me honra com sua presença". Mas o cliente, naturalmente não pode nem deve sair da loja sem pagar o que deve!
- Taarof genuína: Uma pessoa vai oferecer aos hóspedes todo o conforto disponível por mais que isso saia caro para ele. Às vezes, isso leva a oferecer coisas acima das próprias posses. 
- Taarof incômoda ou embaraçosa: Um anfitrião insiste para que o convidado durma em sua própria cama, enquanto ele dorme no chão. Ou quando o anfitrião exagera na porção de comida no prato do convidado acreditando que está sendo generoso. O convidado por sua vez pode estar realmente satisfeito, mas irá comer toda a comida a fim de mostrar respeito para com o anfitrião.

"Pequeno Guia prático de Taarof" (Gentileza Iraniana):

Cumprimentos

  • Embora os iranianos  sejam bastante sociáveis e afetuosos, nunca tente cumprimentar alguém do sexo oposto com apertos de mão ou beijos. 
  • A regra é a seguinte: homens beijam outros homens e mulheres beijam outras mulheres no rosto em eventos sociais. Mas se eles se encontram na rua, um aperto de mão é a saudação mais comum. 
  • Entenda que ao cumprimentar  um iraniano não basta só dizer um "oi, tudo bem" e depois dar "tchau", mas esteja preparado para "dar uma paradinha e conversar". Pergunte da família, mas não seja invasivo.
  • A saudação mais comum é "salam alaykum" ou mais simplesmente "salam" (paz).
Presentes
  • Os iranianos dão presentes em várias ocasiões sociais, como quando alguém retorna de viagem ou quando alguém alcança um grande sucesso em sua vida pessoal ou profissional. 
  • Em aniversários, os patrões trazem o bolo e os doces para o escritório e não esperam receber presentes dos funcionários. 
  • É comum dar presentes em dinheiro para os funcionários ou outras pessoas que tenham prestado serviços durante o ano na época do Nowruz (Ano Novo Iraniano). O dinheiro deve ser dado em cédulas novinhas em folha ou moedas de ouro. 
  • Se você for convidado para visitar a casa de um iraniano, traga flores, ou algum petisco para os anfitriões. Regra importante: ao dar um presente, sempre peça desculpas por "não poder ter comprado algo melhor". 
  • Os presentes devem ser embrulhados "bem bonitinho", mas não se preocupe, a maioria das lojas faz esse serviço para você. 
  • Os presentes  geralmente não são abertos quando recebidos. Na verdade, a pessoa que recebe pode até não ter gostado do presente depois de abri-lo mas, não vai dizer isso nunca!
Jantares

Se você for convidado para um jantar na casa de um iraniano: 
  • Verifique se o dono da casa está usando sapatos. Se não, tire os seus logo na entrada. 
  • Vista roupas discretas, não queira parecer "mais importante que o dono da casa". 
  • Tente chegar no horário combinado. A pontualidade é sempre apreciada. 
  • Sempre cumprimente primeiro as pessoas mais velhas para mostrar respeito.
  • Se for um casal, verifique se o seu par está incluído no convite. Os iranianos mais tradicionais não misturam homens e mulheres numa mesma sala. 
  • Os anfitriões sempre gostam de  mostrar a decoração de sua bela sala com móveis europeus para os convidados.
  • Aperte a mão de todos, um de cada vez, e não esqueça de cumprimentar ninguém. 
  • Os iranianos à mesa costumam ser bastante formais. Apesar de em  algumas  casas mais tradicionais, as refeições serem servidas no chão e sem talheres, nas casas mais modernas, as refeições são servidas na mesa de jantar com talheres. 
  • Espere o anfitrião indicar aonde você irá se sentar. 
  • Coma somente com a mão direita, segurando as porções com as pontas dos dedos.
  • Prove um pouco de tudo o que for servido. 
  • As refeições geralmente são servidos feitas em "tamanho família". Sempre há  mais comida do que você pode comer. Parte da hospitalidade iraniana é servir os convidados com abundância. 
  • Espere que lhe seja oferecido um segundo prato e até mesmo um terceiro.Recusas iniciais serão entendidos como boas maneiras  e não são levadas a sério (taarof de novo!). 
  • Deixe um pouco de comida no seu prato quando  tiver acabado de comer. 
A Taarof também rege as regras da hospitalidade: um anfitrião tem a obrigação de oferecer qualquer coisa que um hóspede queira, ao passo que o convidado tem  igualmente a obrigação de recusá-lo. A coisa é levada tão a sério, que talvez seja preciso uma verdadeira negociação entre  convidado e anfitrião até entrarem em um acordo de oferta  e recusa por educação ou necessidade  e tal. Também, é possível pedir a alguém para não fazer  taarof , dizendo  taarof nakonid, que pode ser traduzido como "não faça cerimônia"  apesar de o pedido já ser por si só um tipo de taarof.

Baseado em Kwintessential e Wikipedia


Um comentário

  1. Pesquisa para um livro que estou escrevendo. Para mim tudo é muito interessante.
    Obrigada.

    ResponderExcluir