HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

Shahram Nazeri, "o Pavarotti da Pérsia"

Maestro Shahram Nazeri
"Rouxinol da Pérsia", "Pavarotti iraniano", como apelidar a potência vocal,  a versatilidade e virtuosismo  desta lenda viva! Mestre Shahram Nazeri  nascido em uma família de músicos curdos de Kermanshah (1949),  é possivelmente ao lado de Mohammad Reza Shajarian o maior tenor iraniano de todos os tempos, responsável por uma genuína revolução na tradição musical de seu país. Há 35 anos ele foi o primeiro vocalista a introduzir a poesia de Rumi da tradição Sufi dentro da música clássica iraniana, e a despertar assim atenção do ocidente para a música do Irã e difundir uma mensagem de paz espiritual através da linguagem da música. Seu album Gol-e Sadbarg ("A Rosa de Cem pétalas") está entre os álbuns mais vendidos da música clássica persa e  Sufi na história. Outros de seus notáveis trabalhos são Yadegar Doust ("Em Memória de um Amigo") e  Sedaye Sokhan e Eshgh ("O som das Palavra de Amor").
Desde muito jovem, seu talento musical foi incentivado por seus pais e ao longo de sua infância, aprendeu a tocar o setar e estudou  técnica vocal e  sob a tutela dos mestres mais conceituados de música persa, incluindo Abdollah Davami, Boroumand Nourali e Karimi Mahmood. Aos onze anos,  fez sua primeira apresentação na televisão pela primeira vez e aos 29 sua prodigiosa técnica, estilo único e vocalises arrepiantes, já contavam com uma legião de fãs em todo o Irã. 

Nazeri: "O Rouxinol da Pérsia" o "Pavarotti Iraniano"
Nazeri foi um pioneiro ao cantar e compor música para a poesia do mais amado poeta e místico persa, Mawlana Jalal ad-Din Rumi e também foi pioneiro em assimilar a poesia persa contemporânea ao repertório clássico. Sua abordagem progressiva para a música o levou a novos projetos em parceria com seu filho,  Hafez Nazeri, apresentando no ano 2000 no Irã, o concerto "A Paixão de Rumi" que detêm o recorde da maior audiência  em todo o Oriente Médio. Seu prestígio internacional obtido graças a turnês bem sucedidas nos EUA, o levou a convites para falar em vários meios de comunicação, incluindo  aparições nos canais  BBC, Fox News e ABC NEWS.

Shahram e seu filho Hafez Nazeri 
Ele também recebeu o prêmio de maior prestígio da França os " Chevalier des Arts et Lettres " pela realizações de sua vida na música clássica persa e mais recentemente, o Ministério da Cultura no Irã  o nomeou como o maior artista de Música Sufi e Persa Clássica. As Nações Unidas o honraram com um prêmio de reconhecimento por sua contribuição lendária para o renascimento da música clássica iraniana e o nome de Nazeri também foi incluído na lista dos 500 muçulmanos mais influentes no mundo, pelo Centro Real de Estudos Islâmicos Estratégicos em Amã, Jordânia .
Ele já se apresentou em  importantes festivais de música em todo o mundo, e aqui no Brasil esteve presente no evento "Rota de Abraão - Sob o Signo da Tolerância" realizado pelo SESC Pompéia em São Paulo(2001).

Baseado em Site Oficial de Shahram Nazeri e  Wikipedia


Adoce o chá com seu comentário!

Postar um comentário