HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

Nowruz: Haji Firuz, o divertido arauto do Ano Novo iraniano

Durante a celebração do Ano Novo iraniano, ou Nowruz, um bando de simpáticos trovadores, conhecidos como Haji Firuz, desfilam pelas ruas cantando e dançando com pandeiros, tambores e trombetas espalhando alegria e trazendo boas novas do ano que vem.
O nome do personagem vem de Khawja Piruz (Khawja significa mestre e Piruz significa vitória em persa). Com o rosto pintado de negro e vestidos com roupas coloridas de cetim e um chapéu em forma de cone, esta figura provavelmente seja um resquício dos antigos guardiães do fogo zoroastrianos (o rosto tem cor escura talvez por estar  coberto de cinzas).


Estátuas de Haji Firuz com os símbolos do Haft-Sin
Conta a tradição que o Haji Firuz era um homem com roupas vermelhas que ia de rua em rua cantando e tocando pandeiro na véspera de Ano Novo (que é também a véspera da primavera). Ele geralmente ia acompanhado por uma ou duas outras pessoas. Diz-se que ele e seus companheiros eram símbolos de um velho costume no Azerbaijão, chamado Chisdon Chikhdim, segundo o qual Haji Firouz cantava nas ruas para informar as pessoas que a primavera tinha chegado e que o inverno já passou. Em troca, as pessoas davam-lhe presentes ou dinheiro por ter trazido boas notícias.
Outros acreditam que o Haji Firuz está relacionado à criação de uma atmosfera feliz nas famílias. O Dia de Ano Novo deve começar com  felicidade e alegria para que durante o resto do ano as famílias continuem felizes.
E para aqueles que não querem deixar o personagem ir embora existem bonequinhos de Haji Firuz para todos os gostos, feitos de papel-marchê, biscuit e até mesmo bonecos dançantes (isso mesmo, igual aquele Papai Noel que dança e canta jingle-bells).

Canção do Haji Firuz

Hāji firouz-e /Sal-i ye ruz-e sal-i ye ruz-e.... É o dia do Ḥāji Firuz/ Uma vez por ano...
Hame midunan /Man-am midunam... Todo mundo sabe /Eu  também sei...
ʿEyd-e nowruz-e /Sāl-i ye ruz-e.... É o dia Nowruz /É uma vez por ano...


Um adorável bonequinho Haji Firuz  
Fontes: Farsinet.com e  Wikipedia


Adoce o chá com seu comentário!

Postar um comentário