HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

Kourosh Salehi: Arte e Identidade Iraniana

Nascido em Abadan no Irã em 1963, Kourosh Salehi iniciou seus estudos em pintura com seu pai e aos 12 anos se juntou ao estúdio de um pintor local para aprender as técnicas da pintura clássica persa. Em 1977, ele ganhou o  prêmio " jovem artista do ano" e uma bolsa para estudar na Europa onde ingressou na Waltham Forest College of Art, em Londres e na Universidade de Kingston, onde obteve seu mestrado em 1991. Salehi deixou o Irã e emigrou para a Inglaterra após a revolução Islâmica, e a identidade iraniana é uma parte significante de seu trabalho como parte de um grupo de artistas pós-revolução que juntaram tradições ocidentais e orientais inventando uma nova linguagem do exílio.
Salehi participou de exposições em grupo e individuais no Oriente Médio, Londres, Paris, Veneza e Amsterdã.  
Suas primeiras influências foram as pessoas ao seu redor, como seu pai que o levava a galerias e o encorajou a pintar e seu avô materno que lia para ele clássicos da literatura iraniana como o Shahnameh. Suas pinturas tem também a influência de elementos da pop-art utilizando técnicas variadas misturando materiais como cartas antigas, fotos, imagens digitais e desenho à mão livre que representam partes de sua vida pessoal através das quais o espectador é convidado também a compartilhar. Como artista ele trata de expressar seus sentimentos interiores como a melancolia e a solidão ao invés de lidar com assuntos sociais ou políticos.

Not that sort of Girl, Técnica Mista s/tela, 2010  
Walk on a Right Side, Técnica Mista, 2011   
Jack II, Técnica mista s/tela,  2011 
Além de pintura, Kourosh Salehi também trabalha com videoarte e seus curta-metragens geralmente são gravados no Irã abordando temas como memória, saudade e reconciliação.

B is for Bazzar: um vídeo de Kourosh Salehi



Adoce o chá com seu comentário!

Postar um comentário