HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

"Baran" de Majid Majidi


Poucos filmes trazem a dura realidade dos refugiados afegãos no Irã com tanta sensibilidade e carisma como Baran (1999), de  Majid Majidi, um de meus cineastas favoritos. 
É um filme que vale a pena ser assistido, apesar de se passar a primeira vista em um cenário degradante e caótico de um canteiro de obras em Teerã onde trabalhadores de diversas etnias enfrentam um inverno rigoroso para ganharem seu sustento.

Latif , o garoto azeri
Assim que o dia começa no canteiro de obras comandado pelo capataz Memar (Mohammed Amir Naji), um jovem azeri de 17 anos chamado Latif (Hossein Abedini), briguento e espertinho sai para comprar pão para seus companheiros de trabalho. Além disso, Latif é o encarregado de servir chá para os trabalhadores que vêm de todas as partes do Irã, inclusive afegãos que trabalham ilegalmente e são obrigados a se esconder quando aparecem os fiscais.
Mas a rotina do local muda quando um dos trabalhadores afegãos chamado Najaf, despenca de um andaime e fratura seriamente a perna. No dia seguinte, para substituir o homem ferido, o também afegão Soltan traz o filho de Najaf , um menino de 14 anos  chamado Rahmat (Zahra Bahrami). Porém o delicado Rahmat se mostra fraco e desajeitado para os trabalhos pesados dos peões e Memar decide trocá-lo de posto com Latif. De uma hora para outra os trabalhadores começam a elogiar a comida e o chá que Rahmat prepara, enfurecendo o ciumento Latif que faz de tudo para atrapalhar a vida de Rahmat.

Baran como Rahmat 
Um belo dia, espiando tudo que Rahmat andava fazendo, Latif se depara com uma grande surpresa: o menino Rahmat é na verdade uma menina! A partir daí, sua atitude muda completamente, pois ele está completamente apaixonado pela garota disfarçada. De importunador ele passa a protetor, vigiando cada passo de Rahmat.
Um imprevisto encontro dos fiscais com Rahmat acaba denunciando os trabalhadores ilegais afegãos. Em pânico ela foge correndo pelas ruas, mas é salva pela intervenção heróica de Latif, que leva uma surra dos fiscais. Finalmente o serviço de inspeção obriga Memar a pagar uma multa e demitir todos os trabalhadores afegãos.

Memar , o capataz
Assim Latif não pode mais ver a garota e não aguentando a saudade decide ir secretamente a procura dela. Depois de muito procurá-la entre os refugiados afegãos, ele descobre que seu nome verdadeiro é Baran (cujo significado é "chuva") e que ela está trabalhando sob condições piores ainda, juntamente com outras mulheres carregando pesadas pedras de um rio para ajudar o pai que ficou inválido. Latif sofre ao ver sua amada nestas condições e procura uma maneira de ajudá-la discretamente. Ele recebe seu último pagamento de Memar e decide doá-lo a Najaf, pai de Baran por intermédio de Soltan. Porém no outro dia ele descobre que Najaf recusou o dinheiro e resolveu doá-lo a  Soltan para este voltar ao Afeganistão e reencontrar sua família que também necessitava muito.

 Baran, a garota afegã
A história revela muitas facetas da situação penosa que os afegãos enfrentam a cada dia como refugiados, por isso, o jovem Latif se torna um herói  tanto por sua solidariedade como  por ser alguém que vê os estrangeiros como irmãos. Assim como o engenheiro  Memar, um homem bom que teve um grande prejuízo por esconder os afegãos, mas foi solidário com estes até o último instante. 
Após uma série de desapontamentos e infortúnios, o filme também nos presenteia com o reencontro de Latif e Baran vestida com o traje afegão verde e feminino que ilumina sua beleza exótica em contraste com o disfarce masculino que ela é obrigada a assumir na maior parte da história.  A jovem afegã esboça em um sorriso discreto sua enorme gratidão pelo rapaz, mas infelizmente sua família está se preparando para retornar a seu país de origem. A única lembrança que ela deixa para Latif é a marca de sua pegada na lama no dia chuvoso de sua partida. Este é sem dúvida um filme apaixonante com personagens marcantes.

Filme: Baran (2001)
Irã| Drama | 94 min.| cor
Legendado em Português
Direção: Majid Majidi
Título Original: Baran 
Título em inglês: Baran
Elenco: Hossein Abedini, Zahra Bahrami, Mohammad Amir Naji, Abbas Rahimi, Gholam Ali Bakhshi

>> Assista o filme legendado em inglês:



Um comentário

  1. Meu HD está cheiooo de filmes que não assisti ainda...
    Esse está na minha lista de proximo filme para assistir !
    Que bom ler essa bela sinopse do filme aqui....
    bj
    Laura

    ResponderExcluir