HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

A arte da miniatura persa

A miniatura persa ou negargari é o nome dado à pintura feita em pequena escala, que pode ser tanto uma  ilustração de livro quanto um trabalho de arte específico destinado a um álbum chamado muraqqa. As técnicas são largamente comparáveis ​​com as tradições ocidentais e bizantinas de miniaturas em manuscritos iluminados, que provavelmente tiveram uma influência da tradição persa. Embora não haja uma tradição igualmente bem estabelecida  da pintura  persa  mural, a taxa de sobrevivência e estado de conservação das miniaturas é melhor e são a forma mais conhecida da pintura persa no Ocidente. A pintura em miniatura na Pérsia se tornou uma forma de arte significativa no século XIII, e o ​​ponto mais alto da tradição foi atingido nos séculos XV e XVI. A tradição continuou depois, com alguma influência ocidental e tem muitos expoentes modernos. A miniatura persa teve influência dominante sobre outras tradições islâmicas em miniatura, principalmente a miniatura otomana na Turquia, e a miniatura Mughal no subcontinente indiano. 
Mesmo sob o Islã a arte persa nunca proibiu completamente a representação da figura humana que na tradição da miniatura tem um papel central. Isto foi em parte porque a miniatura é uma forma de arte privada, mantida em um livro ou um álbum e só aparece para aqueles que o proprietário escolhe. Era possível, portanto, ser mais livre do que nas pinturas murais ou outras obras vistas por um público mais amplo. O Corão e outras obras puramente religiosos nunca são ilustrados, apesar de que em histórias e outras obras podem ser incluídas cenas religiosas, às vezes até mesmo retratando o profeta Maomé, depois de 1500 geralmente sem mostrar seu rosto. Além das cenas figurativas em miniaturas, há um estilo paralelo e não-figurativo de decoração ornamental muitas vezes utilizado como borda de páginas, início de capítulos ou páginas inteiras servindo de frontispício. Na  arte islâmica este estilo é conhecido como tazhib ou "iluminação" e abrange páginas de manuscritos do Corão e outros livros religiosos. 
Os temas da miniatura persa estão sobretudo relacionados com a mitologia persa e a poesia. Artistas ocidentais descobriram a miniatura persa por volta do início do século XX.

Miraj (ascensão do profeta), pintura de Sultan Muhammad ,séc. XV
Khosrow no palácio de Shirin. “Khamsa” de Nizami. Escola de  Tabriz, séc. XV
Texto baseado no site Reza Badrossama Gallery 


Adoce o chá com seu comentário!

Postar um comentário