HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

Grupos Étnicos do Irã

A população do Irã é composta por diversas etnias que se miscigenaram durante séculos de migrações. Os persas ou Parsi representam mais de 51% da população e são descendentes dos Elamitas e Arianos, primeiros grupos a habitarem a região e que deram a região o nome de Pérsia. A maioria vive na capital Teerã. Os outros grupos étnicos que compõem os povos do Irã são:

❋ Azeris:  também conhecidos como turcos-iranianos, são o segundo maior grupo étnico do Irã (cerca de 24% da população) vivem principalmente vilarejos nas províncias de Ardabil,  Zanjan, Azerbaijão Ocidental e Oriental. Também constituem um grupo significativo em Teerã, Karaj e outras regiões. 

Artistas Iranianos da etnia azeri 
 Gilakis e Mazandaranis: formam juntos a terceira maior população do Irã (8%). Vivem no norte do Irã e na costa do Mar Cáspio.
Uma família mazandarani
Mulheres gilaki
 ❋ Curdos: estão espalhados em grande parte do Oriente Médio, incluindo o Leste da Turquia, Nordeste do Iraque, Noroeste do Irã e uma minoria na Síria. Embora estejam presentes na região desde o século II a.C. nunca foram considerados como nação. Eles são 7% da população do Irã.
Grupo de anciões curdos no Nordeste do Irã 
 ❋ Baluchis: cujo nome significa literalmente "Os errantes", são uma das minorias que ainda mantem o estilo de vida semi-nomade, talvez por causa da região extremamente árida onde habitam. Vivem desde o sudeste do Irã até o Oeste do Paquistão. São famosos por serem hábeis cavaleiros e cameleiros.
Casal da etnia baluchi
 ❋ Lors: Representam 25 % da população, são parte de origem persa e parte de origem árabe.
      Mulher da etnia Lor
  Turcomanos: de origem turca (cerca de 2% da população total do Irã), a maioria vive a Leste da província de de Mazandaran e Norte da província de  Khorasan; e próximos da República do Turcomenistão na Ásia Central.
Homem da etnia turcomena
 ❋ Bakhtiaris: vivem em partes remotas das províncias de Chaharmahal e Bakhtiari e  de Khuzestan, embora muitos deles habitem vilarejos e cidades menores.
Dança típica  dos bakhtiari
 ❋ Ghashghais: vivem principalmente na província central de Fars. Muitos ainda são nômades. Como uma minoria da população do Irã, os Ghashghais são de origem turca e sempre foram um grupo muito independente.
    Uma tribo ghashghai
 ❋ Árabes: Cerca de 3% da população do Irã, a maioria vivem na província de Khuzestan, em algumas das pequenas ilhas iranianas do Golfo Pérsico, e na costa Sul, onde se tornaram "persianizados" e são conhecidos como Bandaris (da palavra persa bandar = "porto").
Árabes do Sul do Irã  (Bandaris)
 ❋ Armênios e judeus estão espalhados pelo Irã, a maioria vive nas cidades. Os armênios são particularmente proeminentes em Teerã e Isfahan, são conhecidos negociantes. Os judeus estão no Irã há mais de 2500 anos, mas somente uns poucos milhares permaneceram em Teerã, Shiraz e Isfahan.


Adoce o chá com seu comentário!

Postar um comentário