HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

Festas e Tradições Populares do Irã

Conheça algumas das festividades do Irã que tem origem nos rituais da Antiga Pérsia: 

õNowruz: é a festa tradicional iraniana que celebra o Ano Novo do calendário persa (1º dia da primavera). O Nowruz é comemorado por algumas comunidades no dia 21 de março, e por outras, no dia do equinócio de primavera - que pode acontecer no dia 20, 21 ou 22 de março. Celebrado há pelo menos 3000 anos, a data está profundamente enraizada nos rituais e nas tradições do Zoroastrismo. Fora do Irã, é comemorada no Curdistão, no Afeganistão, nas antigas repúblicas soviéticas do Tadjiquistão, Uzbequistão, Azerbaidjão, Cazaquistão, Quirguistão e por várias comunidades de origem persa, por todo o Oriente Médio. A saudação usual é Nowruz Mobarek (Feliz Ano Novo).

Tradição dos Haft Sin
Haft Sîn:  Na celebração do Nowruz (Ano Novo), sete itens, cujos nomes comecem com a letra sîn (س) , devem ser dispostos sobre uma mesa ou sobre tapetes do modo mais decorativo possível, em um espaço reservado para receber convidados. Tradicionalmente são estes: (mas também podem ser substituídos por outros que comecem com a letra persa sîn).
- Sabzeh (سبزه) - brotos de trigo, cevada ou lentilha germinando em um prato ou vaso, como símbolo do renascimento.
- Samanu (سمنو) - um doce feito de germe de trigo, simbolizando a afluência.
- Sanjed (سنجد) - o fruto seco da oliveira do paraíso (Eleagnus angustifolia) que simboliza o amor
- Sîr (سیر) - alho, simbolizando remédio ou cura
- Sîb (سیب) - maçãs, símbolo de beleza e saúde
- Somaq (سماق) - frutinha vermelha (Malosma laurina), que simboliza o nascer do sol
- Serkeh (سرکه) - vinagre, simbolizando longevidade e paciência.

Tradição da Chāhār Shanbe Sûri  
õChāhārshanbe Sûri: celebrado na última quarta-feira do ano, momento em que todos saem à rua, fazem fogueiras e saltam, gritando Zardie man az tou Sorkhie tou az man, que significa "eu lhe dou a minha minha cor amarela (doença) e você (o fogo) me dá a sua cor vermelha (saúde)." Também se oferecem doces conhecidos como Ajile Moshkel Gosha como modo de agradecer pela saúde e felicidade do ano anterior. Há várias outras tradições ligadas a essa noite, como os rituais de Kûzeh Shekastan, durante os quais se quebram jarras que simbolicamente conteriam toda a má sorte. Pratica-se também a Fal-Gûsh ou a arte da adivinhação, escutando as conversas dos passantes na rua, e o ritual de Gereh-gosha-î, que consiste em dar um nó em um lenço e pedir à primeira pessoa que passar, que o desfaça, a fim de afastar toda a má sorte.

Comemoração do Sizdah Bedar 
õSizdah Bedar: O 13º dia do ano novo que encerra as comemorações do Nowruz, é um feriado em que estudantes e famílias saem de casa para comer, brincar e se divertir ao ar livre. Neste dia, todos jogam fora o ramo de Sabzeh da mesa do Nowruz, porque acredita-se que este tenha recolhido todas as doenças, dores e males da família na chegada do ano. Acredita-se que as moças solteiras tem prioridade neste ritual de descartar o Sabzeh, pois este pode atrair um bom casamento!

Tradicional mesa do Mehregan
õMehregan:  É o festival de Outono ou dia de ação-de-graças onde todos demonstram o merh ou "amor ao próximo", uma das datas mais importantes do ano.

Grande fogueira do Jashne Sade

õJashne Sade: Um festival de inverno em honra do fogo e para "deter as forças do gelo e do frio dos dias escuros", onde são feitas fogueiras onde as pessoas ficam em volta para receber as "bençãos do fogo".

Tradição da Shabe Chelle ou Yalda
õShabe Chelle: Celebraçao do Solstício de Inverno (aproximadamente 21 de dezembro). Termina com a mais longa noite do ano, que simbolicamente representa a vitória da Luz contra as Trevas. Também é conhecida como Shab-e Yaldā (noite do nascimento). É comum comemorar essa noite com frutas como nozes, melancia, romãs e passas.

Fontes de pesquisa: Culture of Iran e Wikipedia


Adoce o chá com seu comentário!

Postar um comentário