HOME SOBRE DIÁRIO DE VIAGEM LÍNGUA PERSA SEU GUIA FAQ CONTATO LOJINHA

Aulinha de persa 1 - O Alfabeto Persa

Salam! Nesta primeira aulinha vamos aprender o alfabeto persa. 
Alfabeto Persa
Quem já conhece o alfabeto árabe, provavelmente vai achá-lo muito familiar pois é praticamente o mesmo, mas foi modificado para melhor se adaptar aos sons da língua persa. E para quem ainda não conhece, vai descobrir algumas novidades:

* Ele é formado por 32 letras e apenas 3 são vogais!
* É escrito da direita para a esquerda.
* Não há diferença entre maiúsculas e minúsculas;
* Não há diferença entre letras de 'fôrma' e 'cursivas'.
* As letras mudam de formato de acordo com sua posição na palavra:  isolada, no início (ligada à esquerda), meio (ligada em ambos os lados), fim (ligada à direita).
* Há letras que "se ligam' e outras que "não se ligam".

 Confira a tabela abaixo:

Posição
Nome
Transliteração
em 
Português 
Isolado
Inicial
Meio
Final
alef
â*
ﺒ-
ﺐ-
be
b
پ
-
پ-
pe
p
ﺘ-
ﺖ-
te
t
ﺜ-
ﺚ-
se
s
ﺠ-
jim
dj
چ
-ﭼ
che
tch
ﺤ-
he
h*
ﺨ-
khe
kh*
ﺩ-
ﺪ-
dâl
d
ﺬ-
ﺬ-
zâl
z
ﺮ-
ﺮ-
re
r
ﺰ-
ﺰ-
ze
z
ژ
ژ
ژ-
ژ-
zhe
j
ﺴ-
ﺲ-
sin
s
ﺸ­­-
ﺶ-
shin
ch
ﺼ-
ﺺ-
sâd
s
ﺿ
ﻀ-
ﺾ-
zâd
z
ﻄ-
ﻂ-
t
ﻈ-
ﻆ-
z
'ayn
ghayn
gh*
ﻔ-
ﻒ-
fe
f
ﻘ-
ﻖ-
qâf
gh*
ک
ﻜ-
kâf
k
گ
gâf
g
ﻠ-
ﻞ-
lâm
l
ﻤ-
ﻢ-
mim
m
ﻨ-
ﻦ-
nun
n
و
و
و-
و-
vâv
 u, v
he
h
ﻴ-
ye
i, y
Importante: Os pontinhos fazem toda a diferença! Se ao escrever uma letra,  a quantidade ou a posição dos pontinhos mudar, estará mudando também a letra.

* Algumas letras não têm equivalente em português, para conhecer a PRONÚNCIA de cada letra, você pode ouvir no site Virtual Persian sem se preocupar muito com a tradução.

* Você também pode treinar a escrita utilizando um TECLADO PERSA VIRTUAL.

Por hoje é só e até a próxima aulinha!


10 comentários

  1. Assalamu Aleikum 7abibt é minha primeira vez no seu blognho e to amando tudo..e a aulinha de persa tambem,depois da minha comvivencia com irarianas e com pessoas que adquiriram um pouco dessa rica cultura (como uma amiga minha que usa chador)acabei me enteressando bastante pela lingua persa e sua cultura.InshaAllah vou acompanhando seus pots ;)

    ResponderExcluir
  2. Wa aleikum assalam habibti! Que surpresa mais agradável ver o seu comentário por aqui. Seja mais do que bem-vinda a acompanhar e comentar quando quiser.Eu também sinto o mesmo, cada vez que entro em contato com alguém do Irã, me interesso cada vez mais por essa cultura tão injustiçada aqui no Ocidente. O seu blog também é lindo e vou acompanhar com certeza!
    Bjs e Allah maak

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada flor estou me sentindo em casa hehe..nossa e foi muito bom encontrar seu blog não achei nenhum parecido,tem alguns que falam sobre o Paquistão,India,Libano mas do Iram não tinha achado,são muito elaborados e interessantes seus posts hehe...ha obrigaga 7abib espero que tenha gostado do meu pequenenino blognho rs,voce é muito bem vinda la..:)Bauce :*

      Excluir
  3. Eu é que agradeço muito sua gentileza e delicadeza, querida ! Como eu sempre costumo dizer, cada detalhe deste blog é feito com carinho e dedicação, penso em primeiro lugar em quem está lendo. É verdade, este é o único blog sobre cultura iraniana que você vai achar (por enquanto rsrs), mas inshallah, espero que a ideia pegue e possam surgir outros blogs falando sobre o que há de positivo em outros países e culturas, algo que não costumamos ver na mídia em geral.
    Bauce!!

    ResponderExcluir
  4. Sempre tive curiosidade sobre a escrita árabe, queria saber escrever haha
    Hoje descobri que a persa é semelhante. Bem interessante!! Tenho muita curiosidade sobre outros idiomas.
    Gostei muito do post!! Vou continuar explorando seu blog. Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!!! Fico muito feliz em saber que tenha despertado o seu interesse pela língua persa! Acredite, também comecei pela escrita árabe!!!
      Realmente o alfabeto é similar, mas a pronúncia dos idiomas em si é bem diferente, mas toda língua vale a pena desvendar!
      Muito boa sorte!

      Excluir
  5. EU, POR CURIOSIDADE A PROCURA DE UM FILME, ACHEI SUA PAGINA, E GOSTEI DE SABER UM POUCO MAIS SOBRE A CULTURA PERSA, UMA VEZ QUE O POUCO DE QUE SE FALA, É SOMENTE SOBRE GUERRA, E ACHO QUE ISSO NÃO É MUITO IMPORTANTE, AS PESSOAS PRECISAM SE CONHECEREM E CONHECER O MODO DE VIDA DE CADA HABITANTE DESTE NOSSO GLOBO TERRESTRE, SUAS PESSOAS E SEUS COSTUMES. SE CHEGAR ATÉ VÓZ .

    QUE DEUS TE ILUMINE.

    JOSÉ ELIAS RODRIGUES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salam José Elias, gostei muito do seu comentário. Concordo plenamente, hoje em dia se fala muito sobre as coisas negativas e as pessoas acabam vendo apenas uma imagem distorcida do Irã. Geralmente as pessoas confundem religião, política e cultura. Acredito que tentar entender quem vive e pensa diferente de nós é um desafio, mas nos torna seres humanos mais evoluídos.
      Seja muito bem vindo a conhecer mais e mais da cultura persa!
      Grande abraço e Deus te ilumine também!

      Excluir
  6. visitem meu blog http://colinasdoiran.blogspot.com.br/, dicas sobre visto para o Iran

    ResponderExcluir
  7. Oi, achei muito legal seu blog. Não tenho nenhum parentesco com alguém do oriente médio, mas concordo com vc que a visão que temos em geral é distorcida. Ah, uma vez conheci um iraniano num congresso científico, conversamos bastante - o cara falava pra dedéu!- achei ele gente boa mas um pouco metido a malandro. Isto é comum? Abraços e continue o bom caminho.

    ResponderExcluir